BOANE ACOLHE COMEMORAÇÕES DO DIA OLÍMPICO

O distrito de Boane acolhe as cerimônias centrais do dia do Olimpismo em Moçambique. Boa parte das comemorações serão virtuais e com participação de desportistas nacionais e internacionais.

Por: Leovigildo da Cruz

A informação foi avançada por Penalva César secretário geral do Comitê Olímpico Nacional, em entrevista ao ESFÉRICO. Segundo César, os 41 anos de existência do Comitê Olímpico Nacional são dignos de júbilo pelos seguintes motivos:

“(…)o que marcou Moçambique foi a participação do nosso país em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde a independência nacional(…) desde a criação do comitê Olímpico de Moçambique em 1979, (…)o mês de junho considera-se o mês Olímpico, tendo o 23 de Junho como o seu epicêntro(…)” disse.

A luz das medidas emanadas pelo decreto presidencial que institui o estado de emergência em vigor no país, a data será comemorada de forma diferente, porém com o simbolismo típico:

“(…) Hoje particularmente vamos comemorar este dia de forma diferente(…) vamos comemorar virtualmente. Desde o princípio de Maio nós iniciamos um projecto de mesas online de palestras, onde se falava do Olimpismo(…) convidamos diversas personalidades desportivas(…) falam todas as terças-feiras, através da nossa plataforma online, e amanhã vai ser o auge, vamos convidar cinco professores universitários todos PGD’s de Moçambique, de Portugal e do Brasil, a partir das 15 horas de Moçambique, eles vão estar numa mesa em que o ponto principal será o Olimpismo(…)” revelou.

A comemoração irá estender-se até ao Infantário de Boane onde serão realizados gestos de solidariedade:

“(…)estaremos a visitar um infantário, onde Comité Olímpico deseja oferecer alguns produtos de primeira necessidade, e porque estamos a atravessar este momento, temos alguns produtos sanitários para oferecer o infantário, algum material desportivo e algumas roupas que foram recolhidas nas Federações nacionais, como forma de mostrar uma das coisas que é o pilar do olimpismo: a solidariedade(…)” disse.

O dia do Olímpismo é comemorado em Moçambique desde 1979, ano em que foi fundado o Comité Olímpico de Nacional.

Nós vivemos o Desporto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.