MOÇAMBOLA PODERÁ INICIAR EM AGOSTO

Federação Moçambicana de Futebol, Liga Moçambicana de Futebol, e associados perspectivam o arranque do Moçambola em meados de Agosto próximo, observando um rigoroso protocolo de saúde. 

Por: CARMEN SAULOSSE

Num encontro que tinha como principal objectivo avaliar a retoma do Moçambola e outros campeonatos de futebol no país, Feizal Sidat presidente da FMF, avançou o mês perspectivado para o arranque da prova:

“(… )Pensamos que o Moçambola regresse nos meados de Agosto, estáa é uma proposta, não que seja definitiva, pois estamos a estudar várias possibilidades(…)” revelou.

O presidente do Clube Costa do Sol Jeremias Costa em representação dos clubes, assegurou que é a intenção dos mesmos iniciar o campeonato em Agosto próximo, sendo que o mesmo deverá ser antecedido de um pré-época de seis semanas:

(…)primeiro estamos dependentes do estado de emergência, como nós dissemos desportivamente estamos preparados, para que salvaguardar a pré época, de mais ou menos seis semanas. (…) Estamos em condições para que arranquemos com o Moçambola na terceira ou na quarta semana de Agosto se as condições sanitárias estiverem criadas” revelou.

Mais adiante falou das possiveis dificuldades que os clubes poderão enfretar e propôs as possíveis soluções:

“(…)realizar os jogos à porta fechada leva aos clubes que tenham a sua capacidade de gerar receitas diminuida, então financeiramente nos achamos que os clubes devem ser apoiados. Seria bom se os clubes fossem isentos a uma série de taxas que é cobrada na realização de jogos do Moçambola(…) sugerimos que também se criasse um pacote de apoio aos clubes que nós definimos um limite mínimo e máximo(…)portanto ainda em proposta, para o clube que realizasse os jogos em casa
receberia um apoio que variasse entre 200 mil meticais a 350 mil meticais” disse.

Já o presidente da Liga Moçambicana de Futebol Ananias Coana, afirmou que ainda está em debate o financiamento dos jogos visto que os mesmos serão à porta fechada:

“(…)ao fazermos os jogos a porta fechada, temos que achar uma forma de ser ressarcido esse valor para poder aguentar com as despesas do próprio campeonato(…)”.

A decisão final será conhecida na próxima semana.

Nós vivemos o Desporto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.