A Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), anunciou, através de um comunicado de imprensa, que não irá participar da segunda edição do campeonato africano de Hóquei em Patins, que decorre em Cairo, capital do Egipto, desde a última segunda-feira (21). A falta de apoio financeiro, é a principal causa da desistência.
Lê se no comunicado:
“Conforme anunciado a 16 de Agosto, a Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), definitivamente, desiste da participação das seleções nacionais, na II edição do campeonato africano de Hóquei em Patins que decorre de 21 a 26 de Agosto, no Cairo, Egipto. A FMP tinha inscrito para este evento duas seleções nacionais nos escalões Sénior e Sub-19 e previa a participação de uma delegação composta por 26 elementos, dentre atletas, treinadores, massagista, médico, roupeiro, jornalistas e dirigentes.
A desistência deveu-se ao facto de até hoje, 21 de Agosto, não ter conseguido angariar os apoios dos parceiros e do Estado, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), o valor necessário para fazer face às despesas de deslocação, estadia e aquisição de material de Hóquei, previamente fixado em 5.075.000,00 Mts (Cinco milhões, setenta e cinco mil meticais) e 12.281,00 (Doze mil, duzentos e oitenta e um euros) respetivamente.
De referir que a participação de Moçambique nestes eventos sempre foi patrocinada pelos parceiros da FMP e pelo Estado, através do FPD. A FMP viu-se obrigada a renunciar da participação da seleção de Sub- 19 e a considerar levar somente a equipa sénior ao Egipto como forma de minimizar os custos da operação. Amantes e simpatizantes do hóquei em Patins levaram a cabo uma campanha de angariação de fundos para apoiar a deslocação das equipas, mas, infelizmente, o esforço redundou num autêntico fracasso.
No primeiro semestre do presente ano a FMP submeteu a Secretaria de Estado do Desporto (SED) e ao Fundo de Promoção Desportiva (FPD) o plano de atividades detalhado, incluindo o orçamento necessário para a participação das seleções nacionais na II edição do Campeonato Africano, infelizmente, nunca obteve uma resposta formal por parte da SED e FPD.
Moçambique poderá sofre sofrer algumas penalizações por parte dos organismos que gerem as modalidades da patinagem a nível continental e mundial. A desistência remete a renúncia da posição de Vice-Campeão Africano de Hóquei em Patins conquistado no 1o Torneio Africano da modalidade, realizado em 2019, em Luanda, Angola”.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!