ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO EM “STAND BY” POR 12 DIAS

O Comite Olímpico de Moçambique testou na última sexta-feira, 35 atletas de alto rendimento e suas respectivas equipas técnicas, qualificados e outros em fase de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. Os atletas em processo de preparação olímpica, deverão aguardar em casa pela segunda testagem daqui a 12 dias, e só depois deverão retomar a actividade.

POR: JULIÃO TSOWO

O Presidente da República Filipe Nyusi, autorizou há três semanas, o regresso aos treinos dos atletas de alto rendimento com compromissos olímpicos, mediante a uma testagem prévia de covid-19.

Entretanto, a maioria dos atletas regressaram aos treinos sem antes passar pela testagem. Sobre o assunto delicado, o Comitê Olímpico de Moçambique (COM) reconheceu aos microfones do ESFÉRICO ter falhado, contudo, mesmo que tardia, a testagem efectuada na última sexta-feira não reduz a importância do processo.

Nós o (COM) e a Secretaria de Estado do Desporto planeamos, após a autorização do presidente Filipe Nyusi, como os atletas de alto rendimento deviam voltar a treinar, e quisemos fazer o teste aos atletas antes que começassem a treinar“, disse o Secretário Geral do COM Penalva César, acrescentado que: “(…)os treinos dos atletas não poderão ser normais devido a observância das medidas de prevenção contra a covid-19”.

No que tange a exposição dos atletas nos transportes públicos, o Comité Olímpico de Moçambique garantiu que todas pessoas envolvidas não poderão usar os referidos meios de transporte. Vão sim, usar os seus próprios veículos ou dos seus treinadores.

Actualmente os atletas estão em suas casas, porém daqui a 12 dias depois da segunda testagem, e mediante os resultados obtidos, serão isolados na vila olímpica do Zimpeto que se encontra actualmente em fase de reabilitação.

Já no concernente ao acompanhamento dos atletas, foi assegurado pelo Secretário Geral do Comité Olímpico Penalva César, que o Gabinte Técnico do Comité Olímpico Nacional, e o Ministério da Saúde poderão fazer a supervisão de todas actividades visando garantir maior segurança na preparação olímpica.

Nós vivemos o desporto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.