O presidente da Associação Provincial de Futebol de Manica Zacarias Calisto Fernando, contrapõe-se a possibilidade do regresso do Moçambola em Agosto próximo. Fernando justifica referindo que o país não está preparado para regressar ao futebol, pois os números de infectados pela covid-19 não param de subir.
POR: ELTON VALDEMIRO
Zacarias Fernando falava no âmbito da visita à sede da Associação de Futebol da Cidade de Maputo, efectuada na manhã desta sexta-feira.
O gestor do futebol em Manica, considera que o país está despreparado para seguir com a festa do futebol em Agosto próximo como se perspectiva:
“O país não está preparado(…) nós estamos quase no meio do ano e a maioria dos clubes a nível nacional vivem das receitas das bilheteiras, e todos clubes que nos confiamos que iam jogar não estão a jogar. (…) Os jogadores não estão em seus clubes, estão em suas casas(…) para voltar a treinar e para começar o Moçambola neste ano será complicado(…)” explicou.
Para Zacarias Fernando, o Moçambola só devia regressar em 2021:
“(…)para mim podia ser até no próximo ano, vamos esperar a decisão da Federação, naquilo que eles vão decidir junto com a LMF, se vai haver o Moçambola ou não, mas acho que estamos muito acelerados” disse.
Mais adiante o dirigente, comentou sobre a mudança de época futebolística, referindo que:
“(…) Não estou a favor da mudança de época futebolística no país, atendendo que o clima no nosso pais é diferente dos outros climas da Europa” realçou.
Lembrar que a Federação Moçambicana de Futebol, Liga Moçambicana de Futebol e Associados, perspectivam o arranque do Moçambola em meados de Agosto próximo, antecedido por uma pré-época de seis semanas com início na primeira semana de Julho.
Nós vivemos o Desporto!