SOFALA SEM PISCINAS EM CONDIÇÕES PARA A PRÁTICA DE NATAÇÃO

A província de Sofala não tem piscinas em condições para a prática de natação, neste momento. A maior parte dos recintos estão reféns de obras realibitação, para a sua utilização.

Sofala é uma das poucas pronvíncias do país, que se tem destacado com iniciativas voltadas para a massificação da natação. Na Cidade da Beira, as consequências da passagem dos ciclone idai e eloise são significativas para a modalidade.

A piscina do Goto, por exemplo, encontra-se em estado de abandono. Cenário similar pode-se verificar na piscina da Universidade Licungo, que para além de beneficiar os estudantes, era utilizada para a preparação de clubes sediados neste ponto do país. O clube Ferroviário da Beira, em tempos regular em competições nacionais e internacionais de natação, depara-se actualmente com dificuldades para fazer a modalidade retornar à actvidade, por conta destes constrangimentos.

“Falta-nos uma piscina para a prática de Natação. Como sabe, a nossa piscina está danificada por conta do Ciclone Idai. Estamos a tentar a reabilitar a infraestrutura com recursos dos Caminhos do Ferro de Moçambique” referiu o Presidente do Ferroviário da Beira Valdemar Oliveira.

Dentre os clubes de natação da Cidade da Beira, o náutico é o que está mais próximo do regresso à prática deste desporto. Reabilitou a infraestrutura, e o que faltam são detalhes.

“Faltam-nos fundos para termos a nossa piscina completamente reabilitada. Temos a piscina em condições de receber atletas para os treinos. Uma das nossas metas é ponteciar a massificação. Temos várias estratégias nesse sentido e já começamos a contactar algumas escolas” referiu o Presidente do Clube Náutico da Beira.

Em declarações à nossa reportagem, a Associação Provincial de Natação de Sofala representada por Ilídio Ngonhamo, garantiu estarem em marcha várias acções conjuntas com a Federação Moçambicano de Natação, visando o regresso da modalidade naquela província do centro de Moçambique.

A província de Sofala já acolheu competições nacionais de Natação, e conta com um enorme pontecial nesta modalidade.

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.