A CAF lançou anunciou o XI ideal da fase de grupos do Campeonato das Nações Africanas em femininos, edição de 2022. Jogadoras de sete países fazem parte da lista dos melhores, seleccionados pelos membros do Grupo de Estudos Técnicos (TSG) da CAF.
A consistente guarda-redes da África do Sul, Andile Dlamini, foi seleccionada como a melhor guarda-redes do torneio até agora, com uma defesa ancorada pela nigeriana Osinachi Ohale e pela zâmbiana Lushomo Mweemba, com as laterais Samia Aouni da Tunísia e Zineb Redouan do Marrocos completando a defesa.
A inspiradora capitã do Marrocos, Ghizlane Chebbak, é a melhor marcadora do torneio com três golos e ela e a elegante capitã sul-africana do AC Milan Jane Refiloe formam uma combinação formidável no meio-campo.
A fantástica Rasheedat Ajibade, da Nigéria, ataca pela ala com Ajara Nchout, de Camarões, no outro flanco, fornecendo bastante poder de fogo no outro flanco.
Refilwe Tholakele, do Botswana, é o favorita para o posto de avançado mais alto em campo, em conjunto com as impressionantes qualidades ofensivas de Grace Chanda, da Zâmbia, logo atrás dela, no que é um formidável torneio.
À medida que o torneio caminha para o fim, essas jogadoras serão cruciais na necessidade de intensificar os esforços de seus países para garantir o ceptro da prova.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!