REVISÃO DA LEI DO DESPORTO: AMID DEFENDE QUE AS LEIS DEVEM ESPELHAR A REALIDADE NACIONAL

Jornalistas desportivos defendem que as leis devem ser criadas na base da realidade do desporto nacional. Para estes, a lei actual não reflete a vivência do desporto moçambicano.

TEXTO: MÓNICIA MABAI

Manuel Zimba acredita que o maior desafio do nosso desporto, reside na falta de estabelecimento de metas:

“Eu acho que os grandes desafios do desporto passam exactamente por tentarmos identificar aquilo que é a realidade do desporto moçambicano, procurando definir onde estamos e para onde pretendemos chegar, mas para isso é preciso criar bases, e isso significa termos que definir prioridades que sejam um ponto de partida para aquilo que pretendemos que seja o desporto(…) deve se alterar alguns regulamentos, mas que se adequem ao contexto do desporto nacional” avançou  Manuel Zimba, jornalista desportivo.

Renato Caldeira  defende que as leis devem refletir a realidade nacional, reduzindo distância entre a legislação e o que se faz.

Nós infelizmente temos legislação, mas a distância entre o que se faz e o que está escrito, infelizmente é muito grande. Devíamos começar acertar o passo com o mundo, cometemos erros grandes, alguns estamos a pagar fatura, cometemos erros políticos, que influenciaram muito no nosso rendimento” referiu  Renato Caldeira.

Os jornalistas falavam no âmbito  do debate, promovido pela secretaria de estado de desporto, sobre a revisão da actual lei  que vigora desde 2002.

Nós vivemos o Desporto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.