Jornalistas desportivos defendem que as leis devem ser criadas na base da realidade do desporto nacional. Para estes, a lei actual não reflete a vivência do desporto moçambicano.
TEXTO: MÓNICIA MABAI
Manuel Zimba acredita que o maior desafio do nosso desporto, reside na falta de estabelecimento de metas:
“Eu acho que os grandes desafios do desporto passam exactamente por tentarmos identificar aquilo que é a realidade do desporto moçambicano, procurando definir onde estamos e para onde pretendemos chegar, mas para isso é preciso criar bases, e isso significa termos que definir prioridades que sejam um ponto de partida para aquilo que pretendemos que seja o desporto(…) deve se alterar alguns regulamentos, mas que se adequem ao contexto do desporto nacional” avançou Manuel Zimba, jornalista desportivo.
Renato Caldeira defende que as leis devem refletir a realidade nacional, reduzindo distância entre a legislação e o que se faz.
“Nós infelizmente temos legislação, mas a distância entre o que se faz e o que está escrito, infelizmente é muito grande. Devíamos começar acertar o passo com o mundo, cometemos erros grandes, alguns estamos a pagar fatura, cometemos erros políticos, que influenciaram muito no nosso rendimento” referiu Renato Caldeira.
Os jornalistas falavam no âmbito do debate, promovido pela secretaria de estado de desporto, sobre a revisão da actual lei que vigora desde 2002.
Nós vivemos o Desporto!