“MAMBAS” PODEM GARANTIR QUALIFICAÇÃO AO CAN MARROCOS NA DUPLA JORNADA CONTRA O ESWATINI?

A selecção nacional de futebol, “Mambas”, pode sim garantir a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN), nesta dupla jornada de qualificação contra o Eswatini. Entretanto, jogos entre Mali e Guiné-Bissau tem um papel muito importante para o cumprimento desde objectivo.

Marrocos irá sediar a 35ª edição da maior prova futebolística das selecções africanas, o CAN. A competição será disputada de Dezembro de 2025 a Janeiro de 2026. O combinado nacional está bem encaminhado para a presença na fase final desta competição.

Moçambique lidera o grupo “I” com quatro (04) pontos, os mesmos que o segundo colocado Mali. Guiné Bissau está em terceiro lugar com três pontos e Eswatini ocupa a última posição com zero ponto.

Para garantir a presença no CAN Marrocos 2025 nesta dupla jornada, o combinado nacional terá que vencer os dois jogos contra os “swatis” e esperar que o Mali vença os dois jogos contra os “djurtos”. Caso esta possibilidade se concretize, Moçambique e Mali irão somar dez (10) pontos, a Guiné-Bissau manterá com os três e o Eswatini continuará sem pontuar e automaticamente estará “eliminado” da etapa de qualificação.

Tendo dez (10) pontos, Moçambique só iria cumprir com o calendário, na quinta e sexta jornada de qualificação, pois mesmo perdendo os dois jogos (Contra Mali e Guiné-Bissau), os treinados de Chiquinho Conde continuariam com dez (10) e automaticamente, estarão na prova. A Guiné-Bissau que agora soma três, não complicaria as contas dos “Mambas” , pois mesmo se vencesse os dois últimos jogos conabilizaria no total nove (09) pontos, menos um que Moçambique.

O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, já divulgou a lista dos jogadores convocados para estes embates. Os treinos da selecção nacional arrancam logo após a disputa da 19ª jornada do Moçambola.

 

TEXTO: JEREMIAS LICUMBE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *