A Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), ainda não tem reunidas as condições mínimas necessárias para a participação de Moçambique, na II edição do campeonato africano de Hóquei em Patins a decorrer de 21 a 26 de Agosto do corrente mês na Cidade de Cairo, Egipto.
A FMP inscreveu na WorldSkate África duas selecções nacionais nos escalões sénior e Sub-19. A delegação é composta por 26 elementos, dentre atletas, treinadores, massagista, médico, roupeiro, jornalistas e dirigentes. O valor estimado para esta participação e aquisição de material de Hóquei está fixado em 5.075.000,00 Mts (Cinco milhões, setenta e cinco mil meticais) e 12.281,00 (Doze mil, duzentos e oitenta e um euros) respectivamente. A participação de Moçambique nestes eventos é feita com base nos patrocínios de empresas parceiras da FMP e no apoio prestado pelo Estado, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD). Constata-se, a menos de uma semana do início do evento, nenhuma manifestação favorável.
Nestas condições Moçambique não poderá participar do evento, com todas as consequências directas e imediatas que advirão para o hóquei, para o desporto e para o país, nomeadamente (i) Moçambique ficará suspenso da participação dos campeonatos mundiais nos próximos quatro anos, conforme o Regulamento do WorldSkate. (ii) por um lado Moçambique é Vice-campeão Africano de Hóquei em Patins da WorldSkate África, fruto da sua participação no 1o Torneio Africano da modalidade, realizado em 2019, em Angola.
Por outro, desde 2022, o país preside o Comité Africano do Hóquei em Patins da WorldSkate África, o que não faz sentido demitir se do mandato como consequência da não participação no campeonato a realizar-se em Cairo.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!