A confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou na última quinta-feira(03/09), que a data limite para o licenciamento dos clubes vai até 20 de Outubro do ano em curso.
TEXTO: ELTON VALDEMIRO
Em comunicado, o órgão que tutela o futebol no continente Africano, assegurou que:” os clubes que não receberem a licença de forma adequada por parte da sua respectiva Federação, não se lhes será permitido participar nas competições interclubes da CAF”.
Caso Costa do Sol e União Desportiva do Songo, representantes moçambicanos nas AFROTAÇAS, não se licenciem, não poderão participar nas competições africanas.
A CAF apresentou diversos itens que devem ser seguidos pelas Federações para processo do licenciamento, a destacar, a realização dos relatórios dos clubes preenchidos, que deve demonstrar finanças anuais, auditadas por um auditor independente.
Nestas condições, os clubes não devem apresentar-se endividados para com os jogadores nem com os treinadores anteriores ou actuais, e nem dívidas resultantes de actividades de transferências.
O organismo esclareceu ainda que o sistema de gestão de competições da CAF(CMS) não é suficiente, deve ser acompanhado pelo processo de licenciamento do clube na respectiva Federação, e caso não se cumpra com os requisitos, os clubes não vão participar nas competições da CAF.
A CAF, fez saber ainda que em 2021 vai lançar um processo de vistoria e inspeções aleatórias para avaliar o cumprimento do licenciamento de clubes por parte das Federações, de acordo com o artigo 14 do regulamento de licenciamento de clubes da CAF, e que se uma Dederação não emitir a licença, será sancionada pelo Conselho de disciplina da CAF.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!