O Governo de Moçambique vai suspender o principal campeonato do país o Moçambola, por um período de 30 dias, por forma a conter a propagação da pandemia da COVID-19 no país.
TEXTO: SHAYD PARBATO
Durante a sua comunicação à Nação o Presidente da República Filipe Nyusi, anunciou as novas medidas restrivas para conter a subida galopante de infecções pela COVID-19 no país. No sector do Desporto, a grande novidade é a suspensão do Moçambola, logo após a realização da quarta jornada neste fim de semana.
“São suspensos os treinos e competições das equipas que disputam o campeonato moçambicano de futebol, denominado MOÇAMBOLA, a partir do dia 8 de Fevereiro(…) este fim de semana façam a quarta jornada porque prepararam-se e hoje estamos na quinta-feira, os preparativos ainda continuam, mas depois teremos de interromper por 30 dias para vermos (…)queremos cortar porque as viagens de uma província para outra” começou por dizer o Chefe de Estado.
FILIPE NYUSI: “HÁ MUITO FINGIMENTO NA REALIZAÇÃO DE TESTES”
Filipe Nyusi referiu-se ainda ao “malabarismo” existente no processo de testagem dos atletas e treinadores que integram os clubes que militam no Moçambola. Nyusi diz que há fingimento:
“(…)Não estão a ser realizados os testes como tinham sido prometidos, não há!(…) O Costa do Sol deu um exemplo, o Ferroviário de Lichinga também(…) viu-se a contaminação, quase que a metade do plantel não viajou, o que significa que esse problema existe, mas nós estamos a fingir que não sabemos(…)” rematou.
O Governo interditou ainda a realização de jogos recreativos, de lazer e competições de escalões inferiores e seniores amadores:
“(…)Quando a gente vai aos bairros, vemos gente a jogar. Por favor não desobedeçam para depois dizer que o Governo não gosta do seu povo. Não gostar, não é deixar o povo adoecer” avançou Nyusi.
As medidas anunciadas esta quinta-feira(04/02/2021), entram em vigor às 00h00 do dia 5 de Fevereiro corrente.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!