A Federação de Futebol da Zâmbia(FAZ), lançou a tecnologia do Árbitro Assistente de Vídeo(VAR), durante a final da Taça da Zâmbia, no último Sábado(27), jogo que opôs entre MUZA e Forest Rangers(0-2).
“Ainda estamos nos primeiros dias, mas se funcionar, veremos o que fazer. Esta é a tecnologia que precisamos ter para ser capazes de minimizar os problemas de erros nos árbitros e as reclamações em torno da arbitragem de partidas” referiu o presidente da FAZ Andrew Kamanga.
As partes interessadas no crescimento futebol na Zâmbia saudaram o movimento, chamando-o de um divisor de águas no futebol no país, pois sentem que ele irá muito longe na minimização de erros durante a arbitragem após várias reclamações.
A Zâmbia tornou-se no terceiro país de África a usar o VAR, depois de Marrocos e Egipto, que usam a tecnologia a oito anos.
A CAF, no entanto, lançou a tecnologia em suas competições em 2019, começando com a CAN daquele ano no Egipto e agora está a ser usada em todas as competições internacionais e de clubes em África.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!