A Federação de Natação da Austrália anunciou esta segunda-feira(01), que não irá participar nos Mundiais de piscina curta, previstos para Dezembro, em Kazan, na Rússia, em protesto contra a ofensiva militar do país contra a Ucrânia.
Em comunicado, o organismo explica que a decisão tem como “prioridade a segurança de atletas e técnicos” e pede à Federação Internacional de Natação (FINA) que procure “locais alternativos” que “alberguem a competição em segurança”.
A decisão da Austrália surge depois da FINA ter cancelado o os Mundiais de juniores, que deveriam decorrer em Agosto, também em Kazan, e de ter apontado para uma revisão de outros eventos, previstos para a Rússia.
A federação australiana mostra-se “consternada” com os acontecimentos na Ucrânia e lembra o papel que o desporto deve assumir na defesa de temas importantes.
A ONU deu conta de perto de 370 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldova e Roménia e milhares de mortos.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!