A selecção nacional sénior feminino de xadrez, terminou em terceiro lugar no grupo “D” das Olimpíadas de Xadrez e consequentemente conquistou a medalha de bronze. A competição teve lugar na capital da Hungria, Budapeste, de 10-23 deste mês de Setembro.
Moçambique partiu para esta competição com dez atletas, dos quais cinco em masculinos e igual número em femininos. A selecção nacional sénior feminino fez história ao conseguir assegurar o terceiro lugar da competição e conseguir trazer uma medalha para o país.
A talentosa xadrezista moçambicana, Vânia Vilhete, liderou as suas colegas rumo a esta conquista. Neusa Áridas, Katina Efentakis e Chineva Rufino também estiveram em destaque no certame.
A equipa sénior masculino não conseguiu estar entre os 15 primeiros classificados da prova, mas conseguiu deixar uma grande marca com o seu desempenho.
Esta é a primeira vez que o país sai medalhado desta grande competição na modalidade de xadrez. O presidente da Federação Moçambicana de Xadrez, Milton Botão, reagiu em torno da participação histórica do país.
“Estamos incrivelmente orgulhosos da nossa equipa feminina. Esta medalha de bronze é o culminar de muito trabalho árduo, dedicação e paixão pelo xadrez. Esta conquista abrirá portas para uma nova era do xadrez moçambicano e continuaremos a apoiar o crescimento e desenvolvimento das nossas jogadoras,” referiu.
TEXTO: JEREMIAS LICUMBE
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!