Ao fim de 18 jornadas, o Ferroviário de Quelimane, é o clube com mais derrotas no Moçambola 2023. Ao todo, os “locomotivas” da Zambézia, sofreram 11 derrotas, uma a mais que o já despromovido Matchedje de Maputo, que até então contabiliza dez derrotas.
O Ferroviário de Quelimane, ascendeu ao Moçambola 2023 depois de deixar para trás o Textáfrica do Chimoio, na fase final de apuramento da zona centro.
Há quatro jornadas do fim do certame, o único representante da província da Zambézia no Moçambola, ainda sonha com a manutenção no principal escalão do futebol nacional. Na tabela classificativa, o Ferroviário de Quelimane é o 11ª colocado com apenas 23 pontos e está a uma derrota de confirmar a sua despromoção.
Na 19ª ronda, os treinados de Arnaldo Ouana, irão deslocar-se até ao Alto Macassa, para defrontar a Associação desportiva de Villankulo. A turma “locomotiva” sofreu até então 25 tentos e anotou apenas, 12 tentos.
A última vez que os “locomotivas” da Zambézia, triunfaram no Moçambola foi no dia 30 de Julho, quando golearam o seu homônimo de Nacala, por três zero (3-0). O Costa do Sol e a AD Vilankulo são os outros clubes que o Ferroviário de Quelimane derrotou nesta edição do Moçambola.