MOÇAMBIQUE PARTICIPA NO CAMPEONATO AFRICANO DE XADREZ

Moçambique vai participar no africano de xadrez individual, entre os dias 17 a 28 de Maio, em Lilongwe, no Malawi.

TEXTO: FMX

O referido campeonato será qualificativo para o mundial da modalidade a ter lugar ainda no presente ano na Rússia, na cidade de Sochi de 10 de Julho a 3 de Agosto de 2021.

O combinado nacional será composto por quatro xadrezistas e um árbitro internacional da modalidade. Estarão no africano do Malawi, os seguintes xadrezistas: Donaldo Paiva,(Cidade de Maputo), actual campeão nacional, Wilton Calicoca(Sofala) e Person Abrantes(Sofala). Em femininos, teremos a presença da campeã nacional, Vânia Vilhete.

Para além destes xadrezistas mencionados, Moçambique estará representado na classe da arbitragem. O árbitro internacional, Alberto Malange, foi nomeado para ajuizar partidas da maior competição africana da modalidade.

Entretanto, após a reestruturação do regulamento do mundial de xadrez, a FIDE, aumentou o número de participantes de 128 para 206, conforme aprovado pelo Conselho da FIDE. O continente africano alocou um total de 15 vagas para o Mundial de xadrez FIDE 2021.

Este constitui o maior evento da modalidade de xadrez do continente africano para o presente ano. Os melhores classificados em ambos os géneros, irão representar a África no campeonato do Mundo.

Esta participação constitui uma grande oportunidade de exposição de Moçambique a África e ao Mundo.

Nós vivemos Desporto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.