A selecção nacional sénior masculina de futebol está em greve, em Portugal, onde cumpre um estágio Pré-Competitivo. Os Mambas recusaram-se a treinar no Sábado(14) e neste Domingo(15), exigindo um incremento de 600 dólares (cerca de 40.000.00 mil meticais) no “pocket money”. A FMF já havia pago 600 dólares mas os jogadores exigem mais. Esta segunda-feira(16), os Mambas tem uma partida agendada contra a Nigéria. O duelo está agora em dúvida.
A FMF já reagiu ao assunto, através deste comunicado de imprensa👇👇:
“A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) comunica aos seus filiados, Imprensa e demais interessados, que no âmbito do estágio de preparação integrado na data FIFA da Selecção Nacional AA “Mambas”, que está a decorrer em Portugal, foi colhida de surpresa com uma exigência por parte do atletas, para que a FMF efectuasse um pagamento adicional de prémios/”pocket money” do referido estágio, sendo esta, uma pré-condição para que a equipa realizasse os treinos seguintes, bem como o jogo de preparação contra a Nigéria previsto para amanhã dia 16 de Outubro, no Estádio Municipal de Albufeira.
Depois do jogo com Angola no passado dia 13 de Outubro, os atletas decidiram não realizar os treinos previstos para o dia de ontem e de hoje , exigindo o pagamento adicional de $600.00 dólares de “pocket money” para além dos 600.00 dólares já recebidos. Ademais, os atletas também comunicaram que o não pagamento do montante adicional tal como exigido, poderá colocar em risco a realização do jogo-treino com a Nigéria.
A FMF, através da Direcção Executiva, órgão competente para tal, aprovou um regulamento de premiação para todas as selecções nacionais, e no caso específico da Selecção Nacional AA “Mambas”, o documento foi sempre articulado com os capitães de equipa.
No caso concreto do estágio em Algarve (Portugal), os integrantes foram previamente informados sobre os termos e condições de premiação, de acordo com o regulamento em vigor. Tal como previsto no regulamento de premiação da FMF, tratando-se de jogos de preparação, a FMF efectou um pagamento do “pocket money” antecipado de $600.00 Dólares a cada integrante da comitiva, sendo esta, uma prática internacional comum ao nível de diversas federações de futebol quando se trata de jogos particulares.
A FMF lamenta o que está a acontecer, sendo já este tipo de situações recorrentes no seio da Selecção Nacional AA “Mambas”. A FMF procurará até ao limite sensibilizar os jogadores para que uma solução que atenda ao interesse nacional seja encontrada. Caso não, a FMF poderá decidir pelo anulamento do restante período do estágio e solicitar aos atletas para que regressem aos seus respectivos clubes.
Por outro lado, devido a recorrência destas situações, concretamente na Selecção Nacional AA “Mambas”, a Direcção Executiva da FMF irá oportunamente reunir para tomar uma decisão de modo que todos os causadores destes actos sejam responsabilizados.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!