LUTO NO DESPORTO MOÇAMBICANO: MORREU MARCELINO MACOME

O desporto moçambicano está de luto! Morreu Marcelino Macome, antigo presidente do Comité Olímpico de Moçambique, vítima de doença prolongada, na noite desta terça-feira(30.11.2021).

Macome liderou os destinos do movimento olímpico no país por cerca de 20 anos, até 2017, e foi ainda secretário-geral da instituição.

Macome, considerado por muitos “pai do desporto moçambicano”, esteve envolvido em vários programas de desenvolvimento do movimento olímpico em Moçambique, com destaque para a atribuição de uma bolsa olímpica para os Estados Unidos da América a Maria de Lurdes Mutola, para a idealização do projecto de construção do novo edifício do Comité Olímpico de Moçambique, orçado em 40 milhões de dólares, cujas obras decorreram de Março de 2013 a Março de 2016.

Macome foi ainda dirigente no Clube de Desportos da Maxaquene, e através de umas das suas empresas, foi gestor do jornal DESAFIO, em 1990.

Este ano, recorde-se, durante as celebrações do dia da Independência Nacional, a 25 de Junho, o finado foi condecorado pelo Presidente da República Filipe Nyusi, com a medalha de Mérito Desportivo, em reconhecimento ao trabalho em prol do crescimento do desporto moçambicano.

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.