Os internacionais moçambicanos, Witiness Quembo e Gildo Vilanculos, marcaram golos para as suas equipas na última jornada da segunda liga portuguesa de futebol.
Witi marcou na goleada do Nacional frente ao Belenenses por cinco bolas (5-0) e Gildo anotou o tento no empate a duas bolas (2-2), entre o seu clube Sporting de Covilhã e FC Alverca.
O médio-ofensivo moçambicano Witi voltou a encontrar o caminho para os golos. Na décima quarta jornada, Witi foi titular e cumpriu todos os 90′. Ajudou os “alvinegros” a somarem mais uma vitória no campeonato.
O Nacional entrou a ganhar o duelo, com um golo madrugador marcado aos 2′ por Luís Esteves, Gustavo Silva fez o dois a zero aos 34′, e Jesus Márquez fez o terceiro aos 64′. A passagem do minuto 88′ o internacional moçambicano Witi Quembo, deixou a sua marca ao anotar o quarto golo do Nacional da Madeira. Balada Danilović, marcou o quinto golo dos “preto-branco” e fixou o resultado final em 5-0.
Com a vitória, o Nacional passa a estar a três pontos do líder Santa Clara, que está no topo com 32 pontos. O clube “insular” está na terceira posição com 29 pontos.
O médio-ofensivo Gildo Vilanculos que também pode jogar como extremo, estreou-se a marcar pela sua equipa nesta temporada.
No duelo entre o Sporting Covilhã e FC Alverca, Gildo entrou a titular e jogou até aos 90′. A passagem do minuto 19, Gildo abriu o placar a favor da sua equipa, e aos 57′ Luíz Miguel restabeleceu a igualdade. Bruninho aos 66′ voltou a colocar o Sporting em vantagem no marcador. Contudo, Luís Miguel, voltou a igualar o placar novamente, aos 82′.
Com o empate, o Sporting de Covilhã de Gildo Vilanculos, passa a ocupar a segunda posição da terceira liga portuguesa grupo “B”, com 24 pontos, um a menos que o líder Académica.
Nesta época 2022/2023, Witi já leva oito golos marcados e quatro assistências fornecidas. Gildo Vilanculos conta com um golo marcado e uma assistência. Na próxima jornada o Sporting recebe o Amora FC e o Nacional irá medir forças com o FC Porto “B”.