FÓRMULA 1 CHEGA AO GP DA BÉLGICA COM BATALHAS “INTENSAS”

A Fórmula 1 chega ao Grande Prémio (GP) da Bélgica, a décima desta edição, no dia 19 de Julho de 2026. O icónico circuito Spa- Francorchamps é, para os pilotos, a joia da coroa do campeonato, um verdadeiro teste de coragem e habilidade dos pilotos. É reverenciado não apenas pelo seu legado, mas também pelo desafio único que apresenta: uma faixa de asfalto de alta velocidade e alto risco que recompensa a dedicação como poucos outros circuitos.

O GP da Bélgica é o momento favorável a Charles Leclerc depois da sua vitória marcante no GP da Grã-Bretanha, a sua primeira vitória nesta temporada e uma oportuna demonstração de sua qualidade. No entanto, o campeonato ainda é dominado pela Mercedes, com a jovem sensação Kimi Antonelli a liderar a classificação com 179 pontos. Com cinco vitórias já em 2026, Antonelli combinou velocidade pura com uma compostura notável, estabelecendo-se como a referência. O companheiro de equipa George Russell continua a ser seu principal rival, com 154 pontos, o que garante uma intensa disputa interna que pode definir a corrida pelo título.

Logo atrás deles, Lewis Hamilton continua a demonstrar qualidade inabalável com 147 pontos, enquanto o triunfo de Leclerc em Silverstone elevou-lhe para 108. O actual campeão mundial, Lando Norris, por sua vez, ocupa a quinta posição com 97 pontos e estará ansioso para reacender a sua campanha num circuito que exige confiança absoluta.

Spa-Francorchamps é o que diferencia esta corrida. Com mais de sete quilômetros de extensão, é o circuito mais longo do calendário e um dos mais rápidos, combinando curvas amplas, mudanças dramáticas de elevação e clima imprevisível. Curvas como Eau Rouge e Raidillon se tornaram lendárias, levando os pilotos ao limite enquanto navegam pela subida íngreme com precisão e nervos de aço. A longa recta Kemmel oferece oportunidades de ultrapassagem, mas é o ritmo da volta – o equilíbrio constante entre agressividade e controlo – que define o sucesso, aqui.

O que torna Spa verdadeiramente especial é também a sua pureza. É uma pista onde os pilotos sentem cada nuance, onde as condições podem mudar de um sector para o outro e onde a margem de erro é mínima. Ela reduz a Fórmula 1 à sua essência, colocando os holofotes directamente na habilidade do piloto.

À medida que a disputa pelo título se intensifica, o GP da Bélgica promete não apenas mais um capítulo na temporada 2026, mas uma vitrine de tudo o que torna a Fórmula 1 fascinante: velocidade, habilidade e a magia duradoura de Spa.

Factos sobre o GP da Bélgica:

  • 1925 – Foi realizado o primeiro GP da Bélgica
  • 1950 – Ingressou ao Campeonato Mundial de Fórmula 1
  • 7,004 km – Extensão de Spa-Francorchamps (o mais longo do calendário)
  • 19 curvas – Curvas no traçado actual
  • 77 edições – Total de corridas realizadas

Estatísticas do GP da Bélgica:

  • 44 voltas – Distância padrão da corrida
  • 308,052 km – Distância total da corrida
  • 1:44.701 – Recorde oficial de volta na F1 (Sergio Pérez, 2024)
  • 6 vitórias – Recorde de Michael Schumacher
  • ~320 km/h – Velocidade máxima atingida em Spa

Detalhes da transmissão, em directo, da Fórmula 1: Grande Prémio da Bélgica

Sexta-feira, 17 de Julho

13h30: Treino Livre 1 – SuperSport Motorsport e SuperSport Máximo 2

17h00: Treino Livre 2 – SuperSport Motorsport e SuperSport Máximo 2

Sábado, 18 de julho

12h30: Treino Livre 3 – SuperSport Motorsport e SuperSport Máximo 2

16h00: Classificação – SuperSport Motorsport e SuperSport Máximo 2

Domingo, 19 de julho

15h00: Grande Prémio – SuperSport Motorsport e SuperSport Máximo 2

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *