ESFÉRICO AWARDS: CONHEÇA OS MELHORES DESPORTISTAS DO ANO 2020

A ESFÉRICO elegeu, esta quinta-feira(31/12), os melhores desportistas moçambicanos que se destacaram em 2020.

Eis a lista dos nomeados:

MELHOR JOGADOR NA DIÁSPORA: LUÍS MIQUISSONE

“Konde Boy” fez história na vizinha Tanzânia. Ao serviço do Simba SC, Luís Miquissone foi certamente o melhor jogador na diáspora no ano de 2020. Além da conquista do campeonato daquele país, o moçambicano também foi crucial na conquista da Taça país.

JOGADOR REVELAÇÃO DO ANO: KIMISS ZAVALA

Kimiss Zavala Guarda Redes de 16 anos de idade, destacou-se por ser a peça chave para a conquista do Torneio Cosafa sub-20 que realizou-se na África do Sul nos dias 3 a 13 de Dezembro, onde não sofreu nenhum sequer um golo.

MELHOR TREINADOR DO ANO: DÁRIO MONTEIRO

Dário Monteiro fez história ao tornar-se no primeiro técnico a conduzir uma selecção a conquista de um torneio internacional em futebol, a taça COSAFA na categoria sub-20.

MELHOR MEIO-CAMPISTA: MANUEL KAMBALA

Manuel Kambala que representa o Baroka FC da África do Sul, merece a distinção do melhor na sua posição, devido a sua grande exibição na manutenção do Baroka no campeonato da terra do Rand, tendo contribuído com um golo, no empate a uma bola frente ao Kaisar Chiefs que precisava de uma vitória para conquistar o campeonato. Kambala também se destacou pelas suas exibições na selecção sénior masculina de futebol.

MELHOR DEFESA DO ANO: ZAINADINE JÚNIOR

“Mano Zaina” sem dúvidas um dos melhores defesas na actualidade a militar na primeira liga portuguesa de futebol e a serviço do Marítimo. Além da liderança em campo, o moçambicano tem sido um verdadeiro patrão no sector mais recuado do Marítimo. Zainadine acumula várias distinções de melhor jogador.

MELHOR GESTOR DESPORTIVO DO ANO: AMÍLCAR JUSSUB, PRESIDENTE DA AFCM

Amílcar Jussub, experiente gestor desportivo e apaixonado pelo futebol. Durante o ano atípico de 2020, a Associação de Futebol Da Cidade de Maputo(AFCM) notabilizou-se, e termina o ano como um espelho daquilo que se espera de Associação de futebol contemporâneamente. Dinâmicos, com procedimentos actuais e engajados na profissionalização do futebol.

EQUIPA DO ANO: EQUIPA FEMININA DO FERROVIÁRIO DE MAPUTO

A equipa feminina do clube Ferroviário de Maputo, elevou a bandeira nacional no basquetebol africano, ao vencer por duas vezes consecutivas a Taça de Clubes dos Campeões Africanos de Basquetebol sénior feminino, uma em 2018 e outra em 2019. Grandes meninas!

ATLETAS DO ANO: DEISY NHAQUILE, DENISE PARRUQUE, MARIA MACHAVA, RADY GRAMANE E ALCINDA PANGUANA

Meninas de Ouro. Emanciparam a mulher moçambicana ao qualificar-se para os Jogos Olímpicos do Tokyo 2021 na modalidade de vela e boxe.

NÓS CONTINUAREMOS A VIVER O DESPORTO EM 2021!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.