A ESFÉRICO elegeu, esta quinta-feira(31/12), os melhores desportistas moçambicanos que se destacaram em 2020.
Eis a lista dos nomeados:
MELHOR JOGADOR NA DIÁSPORA: LUÍS MIQUISSONE
“Konde Boy” fez história na vizinha Tanzânia. Ao serviço do Simba SC, Luís Miquissone foi certamente o melhor jogador na diáspora no ano de 2020. Além da conquista do campeonato daquele país, o moçambicano também foi crucial na conquista da Taça país.
JOGADOR REVELAÇÃO DO ANO: KIMISS ZAVALA
Kimiss Zavala Guarda Redes de 16 anos de idade, destacou-se por ser a peça chave para a conquista do Torneio Cosafa sub-20 que realizou-se na África do Sul nos dias 3 a 13 de Dezembro, onde não sofreu nenhum sequer um golo.
MELHOR TREINADOR DO ANO: DÁRIO MONTEIRO
Dário Monteiro fez história ao tornar-se no primeiro técnico a conduzir uma selecção a conquista de um torneio internacional em futebol, a taça COSAFA na categoria sub-20.
MELHOR MEIO-CAMPISTA: MANUEL KAMBALA
Manuel Kambala que representa o Baroka FC da África do Sul, merece a distinção do melhor na sua posição, devido a sua grande exibição na manutenção do Baroka no campeonato da terra do Rand, tendo contribuído com um golo, no empate a uma bola frente ao Kaisar Chiefs que precisava de uma vitória para conquistar o campeonato. Kambala também se destacou pelas suas exibições na selecção sénior masculina de futebol.
MELHOR DEFESA DO ANO: ZAINADINE JÚNIOR
“Mano Zaina” sem dúvidas um dos melhores defesas na actualidade a militar na primeira liga portuguesa de futebol e a serviço do Marítimo. Além da liderança em campo, o moçambicano tem sido um verdadeiro patrão no sector mais recuado do Marítimo. Zainadine acumula várias distinções de melhor jogador.
MELHOR GESTOR DESPORTIVO DO ANO: AMÍLCAR JUSSUB, PRESIDENTE DA AFCM
Amílcar Jussub, experiente gestor desportivo e apaixonado pelo futebol. Durante o ano atípico de 2020, a Associação de Futebol Da Cidade de Maputo(AFCM) notabilizou-se, e termina o ano como um espelho daquilo que se espera de Associação de futebol contemporâneamente. Dinâmicos, com procedimentos actuais e engajados na profissionalização do futebol.
EQUIPA DO ANO: EQUIPA FEMININA DO FERROVIÁRIO DE MAPUTO
A equipa feminina do clube Ferroviário de Maputo, elevou a bandeira nacional no basquetebol africano, ao vencer por duas vezes consecutivas a Taça de Clubes dos Campeões Africanos de Basquetebol sénior feminino, uma em 2018 e outra em 2019. Grandes meninas!
ATLETAS DO ANO: DEISY NHAQUILE, DENISE PARRUQUE, MARIA MACHAVA, RADY GRAMANE E ALCINDA PANGUANA
Meninas de Ouro. Emanciparam a mulher moçambicana ao qualificar-se para os Jogos Olímpicos do Tokyo 2021 na modalidade de vela e boxe.
NÓS CONTINUAREMOS A VIVER O DESPORTO EM 2021!