DESPORTISTAS CONSIDERAM OPORTUNA A REVISÃO DA LEI DO DESPORTO

Desportistas nacionais consideram oportuna a revisão da Lei do Desporto vigente no país, por forma adequá-la a actual dinâmica desportiva.

Texto: Anicha Mabule

A constatação foi tornada pública na última segunda-feira (10), durante o lançamento da auscultação pública sobre a revisão da Lei do Desporto. O referido debate está a ser promovido pela Secretaria de Estado do Desporto, e terá duração de dois meses.

Carlos de Sousa antigo ministro do Juventude e Desportos, e um dos criadores da norma, sugeriu que o desporto escolar seja dirigido por uma Federação: “na minha opinião pessoal, está na hora de mudarmos, temos uma planificação do desporto amador e o do desporto profissional e depois desta pespectiva englobarmos diversos subsistemas(…)O desporto escolar tem que vir como uma das nossas tarefas, não é possível organizarmos jogos escolares sem intervenção de uma federação(…)” disse.

Já Rodrigo Rocha, Presidente do ATCM, considerou a revisão oportuna:

É um exercício importante para a saúde do desporto moçambicano(…)
É uma iniciativa de inclusão, e bastante importante, pois abrange todo o país e há necessidade do desporto ser sustentável” Disse Rodrigo Rocha.

A iniciativa da revisão da Lei do Desporto, poderá melhores os resultados no sector:
“(…)faremos uma avaliação mais ampla, uma vez que houve um período em que o desporto foi conduzido por empresas, e a tendência actual é buscar mecanismos de como apoiar e trazer ganhos ao desporto”.

A actual Lei do Desporto vigora desde 2002.

Nós vivemos o Desporto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.