A selecção nacional de futebol, em seniores femininos, apurou-se para as meias-finais do torneio COSAFA 2023, após vencer a similar de Angola na tarde desta terça-feira (10), por uma bola sem resposta (1-0), no último jogo do grupo “B” do certame.
As duas seleções lusófonas, entraram com o mesmo objetivo no relvado do Dobsonville Stadium, conquistar os três pontos e avançar para as semifinais da competição. Porém foram as “palancas negras” que entraram melhor no duelo, protagonizando várias situações de golo que só não foram concretizados porque a guarda-redes moçambicana Neima, estava inspirada.
As “pupilas” de Luís Fumo cresceram já no final da primeira parte do encontro, contudo não conseguiram alterar o resultado que permaneceu nulo até ao final da primeira etapa (0-0).
Na volta para a segunda e última parte do encontro, com algumas alterações do treinador nacional, as “Mambas” aplicaram-se mais no desafio.
A passagem do minuto 70’, o combinado nacional beneficiou-se de uma grande penalidade. Chamada a cobrar, aos 72′ Amélia Banze colocou o esférico dentro da baliza adversária sem muitas dificuldades. Depois deste tento, Moçambique baixou as linhas para segurar a vantagem mínima que valeu a presença nas meias-finais do torneio regional COSAFA.
Final do encontro, a defesa moçambicana Isaura Chidemo, foi eleita melhor jogadora campo pela segunda vez na competição.
Moçambique terminou a fase de grupos no segundo lugar da série com sete pontos, os mesmos que a actual campeã Zâmbia.