CONHEÇA GION CHANDE: A NOVA APOSTA DE CHIQUINHO CONDE NA BALIZA DOS MAMBAS

Já são conhecidos os 23 jogadores convocados por Chiquinho Conde para a dupla jornada do grupo “L” de qualificação ao CAN Costa do Marfim 2023. O anúncio foi feito via comunicado, uma vez que o seleccionador nacional está em Portugal e vai partir daquele país europeu para Dakar, cidade que vai acolher o estágio da selecção nacional para o embate diante dos Leões de Teranga.

A novidade nesta convocatória é o guarda-redes Gion Chande, de 24 anos, com dupla nacionalidade, Suiça e moçambicana. Joga no FC Vaduz, clube que joga na segunda divisão  Suíça, a capital do Principado de Liechtenstein, um microestado rico, localizado no centro da Europa, encravado nos Alpes entre a Áustria, a leste, e a Suíça a oeste.

Segundo a credível plataforma de estatísticas desportivas “Transfermarket”, o jogador já foi internacional pela selecção sub-20 da Suíça. Entretanto, o facto não constitui problema uma vez que em 2020 as regras para mudar de selecção foram flexibilizadas. A FIFA aprovou uma alteração nas determinações para que um jogador que já tenha actuado por um país possa escolher outro no futuro. Algumas situações se tornaram mais maleáveis, ainda que impeçam trocas em massa como ocorrem em outros desportos. Na nova lei, ter disputado um jogo oficial, por um minuto que seja, não mais impede que um atleta possa eleger outra selecção nacional dentro de algum tempo.

Um jogador que disputou até três partidas oficiais ou não por uma determinada seleção, poderá adoptar outra selecção nacional no futuro. Há limitações, entretanto. O atleta precisa ter a nacionalidade da segunda seleção escolhida na época em que defendeu a primeira. Em sua última partida, também precisa ter até 20 anos. O jogador também precisa parar no mínimo três anos de actuar pela primeira selecção para mudar à segunda. Por fim, não pode ter jogado em Mundiais ou em torneios continentais como a Copa América ou a Eurocopa.

Dentre os preteridos desta convocatória, não por lesão, destacam-se Lau King, Kito, Melque, Fazito e Nelson que fizeram parte da campanha dos Mambas no CHAN 2022, bem como o capitão da UD Songo Sidique. Por lesão estão ausentes Reinildo Mandava, Ernan Siluane e Kamo-Kamo.

O primeiro jogo com os senegaleses está agendado para 24 de Março, às 21.00 horas, em Dakar, e o segundo terá lugar a 28 do mesmo mês, às 18.00 horas, no Estádio Nacional do Zimpeto.

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *