O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, concedeu uma entrevista exclusiva à Esférico, onde falou da próxima data FIFA e o plano de preparação tendo em vista um bom desempenho dos Mambas no Campeonato Africano das Nações, prova a ter lugar em Marrocos nos finais deste ano e início do próximo.
A medida que se aproxima a próxima Data FIFA, marcada para os dias 2-10 de Junho próximo, várias perguntas têm surgido no seio dos desportistas moçambicanos. Qual é que será a agenda da selecção nacional na próxima pausa internacional?
“Aquilo que surgiu foi sem sombra de dúvida convites para participarmos em torneios na Europa. Mas também existe a situação do torneio COSAFA que acontece entre os dias 5-15 de Junho. A Data FIFA serve para nós competirmos e tem haver também com o nosso posicionamento no ranking da FIFA. Pelo que eu saiba a COSAFA não terá o mesmo peso da FIFA. Espero que possa existir sensibilidade da parte da Federação Moçambicana de Futebol para que nós possamos jogar. A maior parte dos nossos jogadores da selecção ‘AA’ joga no estrangeiro, seria muito mais fácil nós competirmos num torneio na Europa, porque existem um convite para esse torneio, que em princípio seria em Portugal, com a selecção do Mali, e em princípio de Angola, mas não sei se a Angola irá participar e outras selecções. É importante nós estarmos neste tipos de torneios. Também há possibilidade de podermos participar do torneio de Marrocos com a Gâmbia, mas só a Federação é que vai decidir”, começou por dizer Chiquinho Conde.
Chiquinho Conde falou também do plano de preparação para a participação na 35ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova a ser disputada em Marrocos de Dezembro de 2025 a Janeiro de 2026.
“A minha ideia passava por um estágio em Portugal, porque de facto os jogadores tem que ser dispensados 15 dias antes do arranque da competição e como o torneio é em Marrocos é muito mais fácil sair do Algarve para Marrocos, são 45 minutos apenas. São situações que a estrutura é que depois dirá quais são as condições que estão reunidas para tal “, concluiu Chiquinho Conde.
No CAN Marrocos 2025, Moçambique integra o grupo “F” juntamente com o actual campeão em título Costa do Marfim, Camarões e Gabão.
Na corrida ao Mundial 2026, os Mambas ainda estão “matematicamente vivos” para a qualificação à fase final da prova, seja como primeiro classificado assim como por via dos play-offs, sendo actualmente o 6ª melhor segundo colocado.
Os quatro melhores segundos colocados da zona africana, disputam os play-offs internacionais para a qualificação ao Campeonato do Mundo.