CHAN 2022: DEVIDO A CONSTRANGIMENTOS COM VOO MARROCOS PODE DESISTIR DA PROVA

A selecção marroquina de futebol emitiu um comunicado, esta quinta-feira(12), no qual faz saber que ainda não viajou para a Argélia, palco do CHAN 2022, porque não foram criadas condições para que a selecção viajasse num voo directo, de Rabat(Marrocos) para Constantine(Argélia).

Na última semana do ano 2022, o presidente da Federação Marroquina de Futebol(FRMF), Cherifian Kingdom, anunciou que Marrocos ponderava anunciar a desistência da prova, caso a comitiva da sua selecção não viajesse de vôo directo para Constantine (Argélia), cidade que irá acolher os jogos dos “Leões do Atlas” no CHAN. O anúncio do dirigente marroquino, surge na sequência da onda de tensões a nível das relações diplomáticas vividas entre os dois países, que já perdura há vários meses, culminando com a proibição de vôos directos de Marrocos por parte das autoridades argelinas.

TRANSCRIÇÃO LITERAL DO COMUNICADO DA FEDERAÇÃO MARROQUINA DE FUTEBOL

A Selecção Marroquina de Futebol não pode deslocar-se a Constantine (Argélia) para disputar a 7ª edição do Campeonato Africano das Nações de Futebol que será organizado na Argélia de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2023 (CHAN 2022) e defender o seu título na medida em que é a final não foi confirmada a autorização do seu voo da Royal Air Maroc (RAM), transportadora oficial das selecções Marroquinas de Futebol, de Rabat para Constantine. ​

Recordamos que o Comité de Gestão da Real Federação Marroquina de Futebol (FRMF), reunido a 27 de Dezembro de 2022, tomou uma decisão relativa à participação de Marrocos no CHAN 2022, com o objectivo de garantir a transferência da selecção marroquina de Rabat para Constantine a bordo um vôo de RAM. ​ Na sequência do pedido de autorização do voo RAM de Rabat para Constantine, o FRMF foi informado a 22 de dezembro de 2022 pela Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade responsável pela organização do CHAN 2022, que uma autorização em princípio tinha obtido. ​ Com base nesta autorização de princípio, o FRMF (i) comunicou os detalhes do plano de voo e das coordenadas da Seleção Marroquina a fim de obter a autorização final para o voo RAM de Rabat para Constantine e (ii) continuou a preparação do voo viagem e a participação da Seleção Marroquina no CHAN 2022, com destaque para o estágio de preparação no Complexo de Futebol Mohammed VI, em Salé, de 6 a 10 de Janeiro de 2023, durante o qual foram disputados dois amistosos contra a Etiópia. ​ Enquanto a viagem da Seleção Marroquina de Rabat a Constantine é organizada pelo FRMF e o pontapé inicial do CHAN 2022 está marcado para 13 de Janeiro de 2023, ou seja, em 24 horas. A FRMF lamenta a situação é mais informa que infelizmente, o voo RAM de Rabat para Constantine ainda não foi confirmado pela CAF.

No CHAN 2023, a selecção marroquina integra o Grupo-C ao lado do Ghana , Sudão e Madagáscar. Os “Leões do Atlas” têm a estreia na competição marcada para o dia 15 de Janeiro diante dos sudaneses.

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Visualizações:296

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *