Marrocos irá sediar o CAN 2025 e o e trio Tanzânia, Uganda e Quénia irá organizar o CAN 2027. Antes da decisão, a Argélia surpreendeu a todos ao desistir da corrida para sediar a competição continental.
A dupla Nigéria-Benin, “mudou” a sua candidatura para 2027 em vez de 2025, e consequentemente deixou o caminho livre para Marrocos, ganhar a corrida.
O presidente da Real Federação Marroquina de Futebol (FRMF) Fouzi Lekjaa, também 4º vice-presidente da CAF, influenciou para a escolha o país, como anfitrião a próxima edição do CAN. Contudo, Marrocos já está pronto, é actualmente a primeira nação africana no ranking da FIFA, ficou em quarto lugar no Mundial de Qatar.
Para 2027, vários candidatos concorreram à honra de ser o país anfitrião, entretanto foi o trio Tanzânia, Uganda e Quénia que venceu a corrida. A África Oriental irá, portanto, acolher a Taça das Nações Africanas, 51 anos depois da última, que teve lugar em 1976, na Etiópia.
Antes de anunciar os vencedores de 2027, o presidente da CAF, Patrice Motsepe referiu que:
“Cada zona deve ser capaz de hospedar o CAN. Queremos enfatizar a rotação. Hoje, apenas cinco ou seis países dos 54 membros do CAF podem candidatar-se à organização do CAN. Consequentemente, não será possível prosseguir com esta alternância”.
A próxima edição CAN, será realizada na Costa do Marfim e terá início aos 13 de Janeiro de 2024.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!