Segundo a credível plataforma de estatísticas desportivas, “Transfermarket”, a União Desportiva do Songo, Costa do Sol e a Associação Black Bulls, são os três clubes moçambicanos com os planteis mais valiosos para a época 2024 no futebol nacional.
Os “hidroeléctricos” que contam com nomes sonantes no futebol moçambicano e africano, tal como Dominguez Pelembe, Jonh Banda, Reginaldo Faite, Ivan Urrubal, Ifran Matola, Sidique Mussagy, entre outros, têm o plantel mais valioso de Moçambique na actualidade. O plantel da União Desportiva do Songo está avaliado em 600 mil euros segundo a “Transfermarket”.
Os “canarinhos”, ocupam o segundo lugar desta lista, tendo um plantel avaliado em 325 mil euros.
Os “touros” de Tchumene, que conquistaram recentemente o Campeonato da Cidade e a Supertaça Mário Esteves Coluna, fecham o top três desta lista, com um plantel avaliado em 150 mil euros.
Na lista dos jogadores mais valiosos do futebol moçambicano, destacam-se dois malawianos Richard Mbulu e Jonh Banda. Richard Mbulu que está ao serviço do Costa do Sol, vale 250 mil euros e Jonh Banda, capitão da União Desportiva do Songo, segue na segunda posição com o valor de 150 mil euros. Os moçambicanos Ifran Matola, Domingos Macandza e Fazistêncio João fecham o top cinco. Ifran vale 100 mil euros e Domingos Macandza e Fazito valem 75 mil euros
segundo a “Transfernarket”.
O Ferroviário de Nampula tem o plantel mais velho nesta temporada, com 29,3 anos a ser a ideia média de idades dos “axinenes arivava”. O Textáfrixa de Chimoio vem em segundo com 29,1 anos como média e o Desportivo de Nacala fecha o top três com 29 anos como média geral.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!