O Brera Tchumene FC, foi fundado no ano passado pela sociedade de investimentos irlandesa, Brera Holdings, com o objectivo de levar o clube ao Moçambola 2024 e formar jogadores. A principal meta está a apenas noventa (90) minutos de ser alcançada, pois o clube está em vantagem na eliminatória para o acesso a maior competição nacional do país, ao nível de clubes.
No último Sábado (18), o Brera Tchumene goleou o competitivo Desportivo da Matola por três a um (1-3), em jogo da primeira mão da finalíssima, para o acesso ao Moçambola 2024, pela zona sul.
Com o triunfo, a turma de Tchumene alcançou o sétimo jogo sem perder desde a fase de grupos.
Neste Sábado (25), as duas equipas voltaram a defrontar-se, para alcançar a vaga da zona sul, para Moçambola 2023. O Brera está em vantagem na eliminatória, contudo não significa que tenha o passaporte carimbado, pois o Desportivo da Matola, é um clube muito competitivo e com jogadores de alta qualidade, que têm a capacidade de reverter a situação.
Com pouco mais de um ano de existência, o clube apadrinhado pela Associação Black Bulls tem se mostrado como uma equipa organizada e bem estruturada.
Antes de fundar este clube, os investidores tentaram comprar o Textáfrica de Chimoio, mas sem sucesso.
Para além de Moçambique, o grupo procura oportunidades noutros países africanos, como Angola, Marrocos, Gâmbia e Zâmbia.