A Basketball Africa League (BAL) anunciou, esta terça-feira (09), os 12 clubes de 12 países africanos que competirão na temporada 2022, que terá início em 5 de Março no Dakar Arena em Dakar, Senegal, e incluem paradas no Cairo, Egito e Kigali, Ruanda.
Na abertura da temporada, o Dakar Universite Club (DUC) do Senegal enfrentará o Seydou Legacy Athletique Club (SLAC) da Guiné no primeiro dos 38 jogos que ocorrerão em três cidades ao longo de três meses em 2022.
As 12 equipas, que incluem o actual campeão da BAL Zamalek (Egipto) e outras quatro equipas que retornam da temporada inaugural da BAL em 2021, serão divididas em duas conferências – a Conferência do Sahara e a Conferência do Nilo.
Cada conferência jogará uma fase de grupos de 15 jogos, durante a qual cada equipe enfrentará as outras cinco equipes em sua conferência uma vez.
A fase de grupos da Conferência do Sahara acontecerá no Dakar Arena de 5 a 15 de Março, e a fase de grupos da Conferência do Nilo acontecerá no Complexo Desportivo Interno Hassan Mostafa, no Cairo, de 9 a 19 de Abril.
As quatro melhores equipes de cada conferência se classificarão para o BAL Playoffs, que contará com um torneio de eliminação única e as finais na Kigali Arena, de 21 a 28 de Maio.
CONFERÊNCIA DO SAHARA DA LIGA AFRICANA DE BASQUETEBOL
AS Venda (Association Sportive Sale) – Marrocos
DUC (Dakar Universite Club) – Senegal
Ferroviario da Beira ou CFV – Beira (Clube Ferroviario da Beira)-Moçambique
REG (Rwanda Energy Group) (REG) – Ruanda
S.LAC (Seydou Legacy Athletique Club) – Guiné
US Monastir (Union Sportive Monastirienne) – Tunísia
CONFERÊNCIA DO NILO DA LIGA AFRICANA DE BASQUETEBOL
BC Espoir Fukash – República Democrática do Congo
Cape Town Tigers – África do Sul
Cobra Sport (Cobra Sports Club) – Sudão do Sul, F.AP (Forces Armeés et Police Basketball)* – Camarões, Petro de Luanda (Clube Atlético Petroleos de Luanda) – Angola Zamalek (Campeão BAL 2021) – Egipto
Os campeões das ligas nacionais de Angola, Egito, Marrocos, Ruanda, Senegal e Tunísia conquistaram a sua participação na temporada 2022 da BAL ao vencerem as respectivas ligas nacionais.
As restantes seis equipas, provenientes de Camarões, República Democrática do Congo, Guiné, Moçambique, África do Sul e Sudão do Sul, garantiram a sua participação através dos torneios de qualificação regionais em Dezembro de 2021.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!