XADREZ: DONALDO PAIVA CONQUISTA PRIMEIRA MEDALHA DE MOÇAMBIQUE NO AFRICANO DE ACRA

O experiente xadrezista moçambicano, Donaldo Paiva, conquistou a primeira medalha de Moçambique nos Jogos Africanos de Acra.

Após três vitórias consecutivas perante os Mestres internacionais Daniel Smart (Gana), David Silva (Angola) e Adlane Arab (Argélia), o Mestre FIDE Donaldo Paiva desafiou na final o Mestre Egípcio, Amin Bassem, uma das principais figuras do xadrez mundial, actualmente representando um clube francês e detentor de vários prémios africanos e mundiais. Donaldo terminou, deste modo, com o estatudo de vice-campeão africano, com a medalha de Prata.

Donaldo Paiva, carinhosamente apelidado por “Moz Tiger”, não baixou a guarda, roubando um empate ao seu adversário, numa partida muito complicada, o que o permitiu seguir em frente com 3.5 pontos, compartilhando, assim, a liderança com o Grande Mestre Amin Bassem.

No jogo seguinte, contra um jogador da Uganda, o “Moz Tiger” foi ferido, desta forma, compartilhando a 3º posição com outros 3 atletas. Na última jornada, o emparceiramento não lhe foi misericordioso, colocando-o num duelo contra o Mestre Internacional Chithumbo Mwali, bicampeão Nacional da Zâmbia.

Mas nem isso foi suficiente para travar o Pentacampeão Moçambicano que mais uma vez mostrou as suas garras, derrotando o zambiano e alcançando o título de 2º Classificado, em Rápidas, dos Jogos Africanos, 2024, com a pontuação de 4.5 de 6 possíveis.

Na sequência do bom desempenho, Donaldo Paiva ocupa a segunda posição do ranking da competição. O líder é o egípcio Bassem Amin.

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *