UNIÃO EUROPEIA VAI APOIAR COMPETIÇÕES SOB ÉGIDE DA CAF

A Confederação Africana de Futebol (CAF) e a União Europeia, assinaram no último Domingo (18) um memorando de entendimento para o patrocínio das principais competições africanas e o desenvolvimento da modalidade Rainha no nosso continente.

“A CAF está muito satisfeita com o acordo que assinamos hoje com a União Europeia, nos termos do qual a UE fará parceria com a TotalEnergies CAF Africa Cup of Nations 2025 e 2027, a TotalEnergies CAF Women’s Africa Cup of Nations 2024 e o Campeonato Africano de Futebol Escolar da CAF. Esta parceria é também um reconhecimento do progresso significativo alcançado pela CAF e do respeito que emana das políticas de governação, ética e transparência que implementámos, bem como da nossa tolerância zero à corrupção. A nossa parceria reflete o compromisso mútuo da CAF e da Comissão Europeia com o desenvolvimento e o crescimento do Futebol Escolar e Juvenil Africano, bem como com a expansão das relações culturais, comerciais e de investimento entre os nossos dois continentes. Gostaria de expressar a minha gratidão à Presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, a Jozef Síkela e à CE por esta parceria entusiasmante” disse Patrice Motsepe, presidente da CAF.

Por sua vez a presidente da UE, Ursula Von der Leyen, reforçou a importância que este acordo trará para o futebol africano.

“A União Europeia é o primeiro parceiro comercial e o primeiro investidor em África. O Global Gateway é o plano África-Europa com mais de 150 mil milhões de euros em investimentos, financiando projetos de infraestruturas no estrangeiro. Mas é mais do que isso. Trata-se de criar laços, de empoderar jovens, comunidades locais e regiões inteiras. O desporto e o futebol fazem parte disso” referiu a presidente da UE, Ursula Von der Leyen.

Este acordo vem poucos meses antes do arranque da maior competição das selecções africanas, o CAN que será disputado em Marrocos.

A selecção nacional de futebol, Mambas, está inserida no grupo “F” juntamente com o actual campeão em título Costa do Marfim, Camarões e Gabão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *