A selecção nacional de futebol está inserida no grupo C do torneio regional Cosafa, edição 2023, juntamente com as similares de Angola, Maurícias e Lesoto, segundo ditou o sorteio realizado na tarde de sexta-feira(26), em Johanesburgo, na vizinha África do Sul.
Uma vez mais os “Mambas” vão procurar conquistar, pela primeira vez, o título mais prestigiado da região Austral da África. No ano passado, os “pupilos” de Chiquinho Conde não conseguiram passar nas meias-finais da competição, depois de perder para a Namíbia por uma bola (1-0).
Na luta pelo terceiro lugar, os “Mambas” perderam na marcação de grandes penalidades diante do Senegal, por quatro bolas a duas (4-2). Vale lembrar que o internacional moçambicano Lau King, que agora defende as cores do Sagrada Esperança de Angola, marcou o golo do empate no último lance da partida aos 90+3’, assistido por Telinho, anulando o golo de Gian Diuf marcado de grande penalidade aos 78 minutos.
Doze (12) selecções farão parte deste torneio divididas em três grupos. A competição irá decorrer na em Durban de 5 a 16 de Julho.
O sistema de competição deste ano será diferente do ano passado. Avança para as meias-finais a melhor equipa de cada grupo e o melhor segundo colocado de todos os três (03) grupos do certame.
A Zâmbia que sagrou-se campeã em 2022 terá de superar inicialmente Malawi, Seicheles e Comores para revalidar o título. Já a Namíbia que foi vice-campeã , esta no grupo “A” com a anfitriã África do Sul, Eswatine e Botswana.
Mocambique já foi vice-campeão por duas ocasiões no Torneio em 2008 e 2016.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!