TENDÊNCIAS NO STREAMING DE CONTEÚDOS: O QUE ESPERAR EM 2026

O streaming oferece entretenimento imediato, acessível e económico, além de facilitar a descoberta de conteúdos. A tecnologia é a plataforma preferida de muitos utilizadores e deverá consolidar a sua popularidade em 2026. Veja como será o futuro do streaming para este ano.

Valor do conteúdo

Muitos pacotes de streaming oferecem um volume limitado de conteúdos. Muitos de nós conhecemos a sensação de subscrever um novo serviço de streaming e consumir tudo o que de bom está disponível na plataforma em poucas semanas. Para que o streaming tenha resiliência e longevidade, a sua oferta de conteúdos necessita de ser ampla e diversificada. Tal significa uma variedade de conteúdo actualizado regularmente; uma combinação de conteúdo em directo e linear, bem como séries e filmes clássicos disponíveis para navegação. Os utilizadores sabem identificar valor e, num mercado de streaming cada vez mais saturado, em 2026 migrarão para onde encontrarem esse valor. As plataformas de streaming com melhor relação qualidade-preço oferecem uma programação diversificada que abrange desporto, filmes, séries, documentários e reality shows.

Produzido localmente e de forma hiperlocal

Os utilizadores estão a demonstrar uma forte afinidade por produtos locais que reflectem os seus próprios gostos e cultura. Na Nigéria, por exemplo, sucessos de streaming como a telenovela Omera, e séries dramáticas como Glass House e Italo deverão continuar a ser populares, assim como clássicos como The Real Housewives of Lagos, Nigerian Idol e Big Brother Naija. No Gana, a produção local Amoanimaa’s Era teve um enorme sucesso, enquanto na África Oriental, a primeira telenovela local intercultural, Jiya atrairá a atenção do público para o serviço de streaming da DStv em 2026. Na Zâmbia, programas locais como Zuba e Mpali estão prestes a consolidar a sua popularidade, enquanto o reality show Queens of Kopala é outro êxito local que continuará a crescer.

Experiências personalizadas

Em 2026, a IA continuará a ser utilizada para personalização, publicidade direccionada e algoritmos de conteúdo. Tal ajudará a garantir que os gostos individuais dos utilizadores são compreendidos e que estes recebem o conteúdo que desejam, quando o desejam. Isto também significa conteúdo interactivo, além de anúncios relevantes e dinâmicos e oportunidades de comércio electrónico criadas em torno das preferências do utilizador. Uma visualização mais relevante proporcionará uma melhor experiência ao utilizador, bem como uma melhor monetização para as plataformas. Além disso, os chatbots de atendimento nos canais de interacção com o cliente utilizarão recursos de IA para tornar o atendimento ao cliente mais eficiente.

O desporto é vitória certa!

Este ano promete ser um ano clássico para os amantes de futebol. Depois da emoção do torneio de futebol da Taça das Nações Africanas (Afcon), que terminou em Janeiro, a próxima atracção imperdível no menu futebolístico é o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026. O evento mundial está agendado para decorrer nos EUA, Canadá e México, de 11 de Junho a 19 de Julho. A transmissão em directo de jogos de futebol será a principal atracção durante este período, começando logo após o final da Primeira Liga Inglesa e de outros campeonatos nacionais, por volta de Maio. O desporto é um tipo de conteúdo que exige uma elevada qualidade de visualização, pelo que os fanáticos do futebol procurarão a sua dose em transmissões oficiais em directo em plataformas como a SuperSport, que adquiriu os direitos de transmissão de eventos importantes como o Campeonato do Mundo.

Segurança em streaming

Devido à sua enorme popularidade mundial, o conteúdo desportivo transmitido por streaming também tende a tornar-se alvo de redes de pirataria. Felizmente, empresas de cibersegurança como a Irdeto melhoraram as suas metodologias para rastrear e processar os piratas de conteúdos e os seus espectadores. O sistema de troca de chaves de alta frequência da Irdeto permite combater a pirataria em tempo real, com remoções rápidas e redireccionamento dos espectadores para transmissões legítimas. Esta segurança baseada na tecnologia levou a várias operações e processos contra a pirataria em África no ano passado, e a tendência é para que se mantenha em 2026.

Inovação de produto

As plataformas de streaming estão a inovar para oferecer opções aos utilizadores e garantir que o streaming legítimo é acessível a todos. O preço, a tecnologia e a inovação de plataformas são agora essenciais. Diversas plataformas – como a DStv, GOtv e Showmax – estão a ser agrupadas num único pacote. Os clientes premium desfrutam de várias transmissões simultâneas, em dispositivos móveis e outros dispositivos, com o conteúdo mais recente, enquanto os utilizadores com orçamento limitado podem agora aceder a conteúdo de streaming acessível por apenas alguns dólares por mês. Também é fácil registar-se online e começar a ver em poucos minutos.

Educação do utilizador

Uma nova geração de utilizadores de streaming conhece os riscos da pirataria e os danos que esta causa – privando os criadores do seu sustento, enriquecendo as organizações criminosas e prejudicando as indústrias de conteúdos locais. Estes utilizadores estão a fazer escolhas de streaming mais inteligentes e seguras. O objectivo é praticar uma visualização consciente e intencional, identificando transmissões ilícitas e evitando-as. Um serviço de streaming pirata pode ser identificado por alguns destes indícios…

  • Streaming gratuito
  • Ausência de aplicação em lojas de aplicações legítimas
  • Pedido de utilização de VPN
  • Pop-ups e anúncios irritantes
  • Avisos de violação de direitos de autor

É provável que, em 2026, o streaming se consolide como a plataforma de conteúdos preferida por milhões de fãs de desporto, filmes e séries em toda a África. Acessível, prático e seguro, o streaming enriquece vidas oferecendo entretenimento de alta qualidade sob pedido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *