MOÇAMBIQUE QUER BRILHAR NO AFROBASKET 2023

O seleccionador nacional de basquetebol sênior feminino, Carlos Aik, divulgou na tarde da última quarta-feira(19), a lista das jogadoras que irão seguir viagem para Kigali, capital ruandesa que vai acolher o AFROBASKET 2023, de 29 de Julho a 06 de Agosto.

São as 14 atletas convocadas: Onélia Mutombene, Delma Zitha, Ingvild Mucauro, Eliotéria Lhavanguane, Shelsea Rafael, Nilsa Chiziane, Carla Covane, Chanaya Pinto, Dulce Mabjaia, Odélia Mafanela, Stefânia Chiziane, Leia Dongue, Sílvia Veloso e Tamara Seda.

O destaque desta convocatória, vai para a ausência da Anabela Cossa, base do Ferroviário de Maputo, que recentemente esteve ao serviço do 1.º de Agosto, de Angola. Aik justificou a não escolha da basquetebolista, pelo facto do estilo de jogo, que a selecção nacional pretende implementar no certame.

Moçambique tem agendado três jogos de preparação antes do início do certame. As partidas serão contra duas grandes selecções, Senegal e Ruanda. A primeira partida de treino será contra o país anfitrião, Ruanda, e a posterior seguirá o colosso africano Senegal.

No torneio, Moçambique está incluído no grupo “B”, juntamente com Camarões e Guiné-Conacri. A estreia de Moçambique será contra os Camarões no dia 29 de Julho, seguido pelo confronto com Guiné-Conacri no dia seguinte (30).

Os três primeiros classificados do Afrobasket 2023, terão acesso ao Torneio Pré-Olímpico de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

 

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *