MOÇAMBIQUE DISPUTA AS OLIMPÍADAS DE XADREZ 2024 NA HUNGRIA

A Federação Moçambicana de Xadrez (FMX), espera que os xadrezistas moçambicanos tenham aproveitado o BCI Open para se prepararem da melhor forma para atacar com muita competitividade as olimpíadas de Xadrez 2024, prova a ter lugar na Hungria, em Setembro próximo.

A expectativa foi partilhada por Milton Botão, presidente daquele organismo, após as xadrezistas Vânia Vilhete e Ana Madalena, conquistarem medalhas no BCI Open 2024 colocarem o país no pódio, naquela que foi a quarta edição da competição.

Mais de 100 xadrezistas provenientes de vários cantos do mundo, participaram do Open de Xadrez, realizado na capital moçambicana de 12-14 deste mês de Julho.

As experientes xadrezistas moçambicanas, Vânia Vilhete e Ana Madalena conseguiram terminar a competição no top três. Ana Madalena terminou na terceira posição com 4.5 pontos, Sincobile Dlamini do Reino do Eswatini ficou em segundo lugar e a campeã nacional Vânia Vilhete, mostrou porque é a melhor do país, ao vencer a prova.

Em masculinos os xadrezistas moçambicanos não conseguiam terminar no topo. Providence Oatlhotse do Botswana venceu a competição com 6.5 pontos, Mhango Benele da África do Sul ficou em segundo lugar com 6 pontos e Joseph Mwale fechou o top três com o mesmo número de pontos.

“Esta competição prepara os atletas para as Olimpíadas de Xadrez que terão lugar de 10-23 de Setembro na Hungria. Espero que os xadrezistas tenham se preparado melhor para esta competição” referiu Milton Botão.

Este torneio contou com o patrocínio do Banco Comercial de Investimentos(BCI), entidade que tem se destacado através de vários iniciativas de promoção do desporto moçambicano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *