A selecção nacional de futebol, Mambas, recebeu e venceu no Estádio Internacional do Cairo, a similar de Uganda por três a um (3-1). Este jogo contou para a quinta jornada de qualificação ao Mundial FIFA 2026.
Moçambique entrou a ganhar com um golo madrugador. Pedro “Pepo” Santos, mais conhecido por Pepo, estreou-se a marcar pela selecção nacional com um golo olímpico anotado na sequência de um pontapé de canto aos 3 minutos de jogo. O golo do empate surgiu quatro minutos depois, precisamente aos 7′ por intermédio de M. Shaban que respondeu a um cruzamento de livre do seu colega.
Aos 16′, Pepo bisou na partida com uma assistência de Gildo Vilanculos e voltou a colocar os Mambas na frente do marcador. Pouco antes do intervalo, Pepo confirmou o seu grande dia aos assistir Stanley Ratifo para ampliar a vantagem para 3-1.
Na segunda metade do encontro, a selecção de Uganda com um jogador a menos (Denis Omedi admoestado com duas cartolinas amarelas aos 33′ e 38), entrou com a missão de fechar as linhas para não permitir que os Mambas ampliassem a vantagem.
O combinado nacional desperdiçou oportunidades flagrantes. Gildo poderia ter feito o quarto de Moçambique mas escorregou no momento crucial. Ernani Siluane ainda brilhou com algumas defesas que permitiram com que o jogo terminasse 3-1 a favor de Moçambique.
Com este resultado, os Mambas lideram provisoriamente o Grupo “G” com 12 pontos, três a mais que o segundo colocado Argélia que tem 9. Estas duas selecções jogam no próximo dia 25. Amanhã, sexta-feira(20), a selecção argelina defronta a similar de Botswana.