A selecção nacional de futebol, defronta esta sexta-feira (05), a similar de Uganda às 18h00 de Maputo, no Estádio Nacional Mandela, em jogo válido para a sétima jornada de qualificação ao Mundial 2026. A competição terá lugar nos Estados Unidos da América, Canadá e México.

Os “Mambas” entram para este duelo ainda com fé na qualificação à próxima edição do campeonato do mundo. A entrada para esta ronda, Moçambique é o sexto melhor segundo colocado em todos os grupos mesmo com 12 pontos. Antes da goleada sofrida diante da Argélia por cinco a um (5-1), os treinados de Chiquinho Conde eram os segundos melhores colocados, entre os nove (09) grupos da zona africana de qualificação.
Segundo o novo método de qualificação implementado pela FIFA após o incremento das selecções de 32 para 48, o continente Africano poderá ser representado por até dez (10) selecções na fase final do certame. Os vencedores dos nove (09) grupos avançam directo para a fase final da prova, a os quatro melhores segundos colocados lutam entre si por uma vaga nos play-offs internacionais.
Moçambique deverá sofrer menos golos e angariar mais pontos nas quatro jornadas que restam, para que, se não conseguir qualificar-se como primeiro colocado do grupo, esteja entre os quatro melhores segundos da classificação da Zona Africana.
O próximo jogo dos Mambas nesta fase será contra Uganda. O duelo está marcado para a próxima sexta-feira(05), dia 3 de Setembro.
