O antigo seleccionador nacional, Luís Gonçalves, referiu em uma entrevista concedida ao diário português, “Desporto ao Minuto”, que o pródigo moçambicano, Geny Catamo, tem potencial para ser um ídolo do futebol moçambicano, tendo usado astro português Cristiano Ronaldo como um exemplo.
O luso-moçambicano Luís Gonçalves foi o técnico responsável por estrear Geny Catamo na selecção nacional de futebol, numa partida em que o combinado nacional derrotou as Ilhas Maurícias por duas bolas sem resposta (0-0) no Estádio Nacional do Zimpeto. Neste jogo Geny estreou-se a marcar logo na sua primeira internacionalização, após cobrar com sucesso na marca dos onze metros.
Como foi trabalhar com o Geny Catamo na selecção?
“Conheci-o quando ele fazia parte da seleção sub-17, mas ele era sub-15. Já nessa altura demonstrava qualidade acima da média em relação aos outros. Acompanhei o crescimento dele e nunca tive nenhum problema com ele. A única questão com ele era o processo defensivo. Com o Rúben Amorim evoluiu muito a defender. Não hesitei em chamá-lo logo na primeira convocatória e até tive de ajudá-lo por causa de uma questão relacionada com o visto. Ele demonstrou tudo o que esperava dele. Agora é um jogador muito mais maduro, mais evoluído, compreende melhor o jogo e defende mais. A explosão e a inteligência já tinha, assim como qualidade técnica e golo. Tanto o utilizava no meio como nos corredores laterais. Tinha dois alas, o Clésio e o Witi do Nacional, muito bons e o Geny como segundo avançado” começou por dizer Luís Gonçalves.
O Geny é, provavelmente, um dos maiores talentos moçambicanos dos últimos anos. Pode dizer-se que será o Cristiano Ronaldo de Moçambique?
“[Risos] Existe um jogador em Moçambique que é ainda mais famoso do que o Geny que é o Elias Pelembe, conhecido como Dominguez. Mal comparando dizem que é o Cristiano Ronaldo de Moçambique. Já tem 40 anos e participou neste último CAN com essa mesma idade. É um jogador fantástico. Não gosto muito de entrar muito nessas comparações. Neste momento, o Dominguez ainda é a referência máxima do futebol moçambicano, mas o Geny caminha para lá. Podemos dizer isso [de que pode ser o Cristiano Ronaldo de Moçambique] nessa perspectiva de que é um jogador que ainda pode crescer muito e atingir um nível muito elevado. Sabemos que, estando no Sporting e na Europa, acredito que, muito brevemente, poderá ir para uma Liga mais forte na Europa. O Dominguez não teve essa possibilidade pois fez praticamente toda a carreira na África do Sul. Estou convicto de que se ele tivesse tido a oportunidade de vir para a Europa, tinha tido uma carreira de outra dimensão. Mas podemos dizer que o Geny vai ser o Cristiano Ronaldo de Moçambique brevemente” concluiu Luís Gonçalves.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!