O actual recordista mundial da maratona, Kelvin Kiptum, (24 anos) morreu no último Domingo(11), num acidente de viação, informou a World Athetics, que revelou ainda que o treinador do corredor queniano Gervais Hakizimana, também faleceu.
O acidente aconteceu próximo da cidade de Eldoret (Oeste do Quénia) numa zona a cerca de 2000 metros de altitude, um dos locais habituais de treino deste atleta. O facto aconteceu quando o seu veículo despistou-se e embateu contra uma árvore na região de Elgeyo Marakwet-Ravine, no Quênia.
No mês passado, aos 24 anos, Kiptum tornou-se no primeiro maratonista a completar a prova em menos de 2 horas e 1 minuto, com um impressionante tempo de 2:00:35 em Chicago.
Em Outubro do ano passado, Kelvin Kiptum surpreendeu o mundo ao vencer a tradicional em Chicago, nos Estados Unidos, com o tempo de 2:00:35.
Assim, ele quebrou o recorde mundial, que era do compatriota Eliud Kipchoge por mais de 30 segundos. Aquela foi apenas a terceira maratona que Kiptum correu na vida. Na estreia em maratona, em 2022, Kiptum correu a prova em Valência, na Espanha, em 2:01:53, terceiro melhor tempo da história.
Depois, na Maratona de Londres de 2023, terminou em 2:01:25, segundo melhor de todos os tempos. Kiptum era considerado um dos grandes favoritos para conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.