Os jornalistas moçambicanos, João Chivale e Raimundo Zandamela, estão integrados na estrutura de Comunicação e Transmissões Televisivas do CHAN 2024 (iniciou no dia 02 de Agosto e termina no dia 30 do mesmo mês) que se realiza em Quénia, Tanzânia e Uganda.
João Chivale está a actuar como Broadcast Venue Manager(BVM), um oficial da Confederação Africana de Futebol(CAF) responsável por todas as operações de transmissão(TV e Rádio) no estádio durante um jogo de futebol. Uma das suas principais missões é assegurar que o Host Broadcaster(HB) faça a produção do jogo dentro das especificações da CAF, controlando todo o processo de produção. Esta é a quarta vez que o renomado jornalista assume uma missão internacional ao serviço da CAF.
Por sua vez, Raimundo Zandamela está a actuar como Editor dos conteúdos que são veiculados nas plataformas digitais da CAF(website e redes sociais). Esta é a segunda vez que Zandamela está integrado na equipa de comunicação de um evento CAF, depois de ter cumprido a mesma missão no CAN Camarões 2021. O profissional moçambicano tem também desempenhado funções similares ao serviço da COSAFA.
João Chivale e Raimundo Zandamela estão baseados no Estádio Mandela, em Kampala. Há também mais um moçambicano envolvido neste CHAN ao serviço da CAF. Chama-se Sulemane Habibi Fonseca e desempenha a função de Assistente Coordenador-Geral, em Dar Es Salaam.
João Chivale é actualmente Jornalista Desportivo e Director de Produção na Televisão de Moçambique-TVM. Raimundo Zandamela é Jornalista Desportivo e quadro sénior do jornal DESAFIO.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!