A judoca moçambicana, Jacira Ferreira, disse em uma entrevista exclusiva à Esférico, que está confiante em um bom desempenho no campeonato mundial de Judo, a ter lugar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Este Domingo (19), começa a maior competição do mundo na modalidade de judo. Moçambique será representado pela experiente judoca moçambicana, Jacira Ferreira, que compete na categoria dos -52 kg.
Em uma conversa com a nossa equipa de reportagem, a judoca moçambicana, de 26 anos, diz estar preparada para encarar esta competição que reúne os melhores judocas do mundo.
“Estou confiante, tenho trabalhado para aperfeiçoar técnicas e as tácticas, isso me deixa mais confiante ainda. Os últimos resultados que tive nas últimas duas provas também contribuem para que eu esteja mais confiante e mais motivada para aquilo que eu quero” referiu.
Jacira Ferreira está bem encaminhada para garantir uma vaga nas olimpíadas de Paris. Participar do maior evento desportivo do planeta, é um dos maiores sonhos da judoca moçambicana.
“É o meu sonho, tenho trabalhado para isso ao longo destes anos. Infelizmente não consegui qualificar aos jogos olímpicos de Tóquio, de lá veio o aprendizado. Quero entrar para história ao ser a primeira judoca moçambicana a qualificar-se para os jogos olímpicos, seria algo único” concluiu Jacira Ferreira.
Para o seleccionador nacional de judo, Edson Madeira, conquistar o maior numero de pontos para continuar no radar dos Jogos Olímpicos, é o principal objectivo da equipa.
“Vamos ao mundial para pontuar, estamos em uma fase que não podemos perder pontos. Queremos estar na cota do continente africano. Se os Jogos Olímpicos fossem amanhã nós estaríamos qualificados, para chegarmos até a data das olimpíadas precisamos de continuar a pontuar” referiu Edson Madeira.
O mundial de Hudo, terá lugar na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, de 19-24 de Maio. Jacira conhecerá a sua primeira oponente este Sábado (18), após o conselho técnico.
De recordar que esta competição atribui 2000 pontos ao campeão de cada categoria, 1400 ao vice, 100 ao terceiro colocado e 700 do quarto ao quinto.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!