TEXTO: JEREMIAS LICUMBE – A PARTIR DE MARROCOS
A 35ª edição do Campeonato Africano das Nações, que decorre em Marrocos, está a ser o melhor de sempre na história de Moçambique. O combinado nacional venceu pela primeira vez no torneio, somou o maior número de pontos (03) de sempre e garantiu a qualificação para a fase eliminar da competição.

A vitória da anfitriã Marrocos diante da Zâmbia por três bolas sem resposta (3-0), foi fundamental para a confirmação do êxito.
Na sexta presença na prestigiosa competição africana, precisamente no 17ª jogo, os Mambas sob o comando de Chiquinho Conde alcançaram a primeira vitória de sempre sobre a similar do Gabão por três bolas a duas (2-3). Os três pontos colocam Moçambique na terceira posição do grupo “F”.
De acordo com o regulamento da Confederação Africana de Futebol (CAF), o confronto directo é o primeiro critério de desempate, ou seja, mesmo que as “Panteras” derrotem o Costa do Marfim na final, não tem hipótese de superar os Mambas e vale o facto do combinado nacional ter vencido o jogo como visitante, facto este que tem o seu peso.

O adversário dos Mambas nos oitavos-de-final da competição só será conhecido realmente no dia 31 de Dezembro, com o término da fase de grupos.
Isto porque os Mambas têm a possibilidade de terminar na primeira posição ou segundo golo grupo “F”, caso vença o Camarões e os “Elefantes” percam para as “Panteras”.
De acordo com a cabula da ESFÉRICO que está representada em Marrocos, o vencedor do grupo “F” mede forças com o segundo colocado do grupo “E” que é actualmente o Burkina Faso e Sudão que tem (03) pontos. Uma das duas nações tem a grande possibilidade de avançar como um dos melhores terceiros colocados.
Se os Mambas passarem em segundo lugar, terão pela frente o segundo do grupo “B” que é a vizinha África do Sul. Se os treinados de Chiquinho Conde avançarem como melhores terceiros colocados, terão pela frente a Nigéria ou Senegal de Sadio Mané.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!
