Pela primeira vez na história, Moçambique tem um representante na na final de um circuito mundial de ténis em Juniores. O jovem tenista moçambicano de 16 anos, Edilson Rosa, derrotou na manhã desta quinta-feira(08), um adversário indiano, por dois sets a zero, com parciais de 4-6/6-1/6-4. Visivelmente emocionado, Edilson Rosa agradeceu o apoio do público que esteve sempre activo nas bancadas dos courts do Jardim Tunduro, na Cidade de Maputo.
“Hoje o jogo não foi fácil mas com a ajuda de todos amigos e familiares e o público em geral que esteve aqui hoje a dar-me força, conseguimos. Eles fizeram-me acreditar que havia uma chance de ganhar e assim foi. O segredo foi nunca baixar a cabeça. Uma vez estando no campo, jogar mais uma bola é uma chance que tens pra ganhar” disse Edilson Rosa que perspectiva uma partida ainda mais emocionante na final.
“No jogo da final podem esperar muita luta como viram hoje, muita diversão e também será um jogo motivador.”
Jonas Alberto, Presidente da Federação Moçambicana de Ténis(FMT), destacou a persistência do jovem tenista Edilson Rosa e o elevado nível competitivo do certame.
“Vi o jogo com o coração nas mãos foi um belíssimo jogo. Os atletas deram o seu melhor. Era isto que nós queríamos ver e é para isso que nos organizamos esse tipo de eventos para dar oportunidade aos mais novos de viverem o melhor do ténis Mundial e foi o que se viu. Esta aqui o Edilson um ano depois de ter ido a academia conseguimos ver uma exponencial evolução. Lutou hoje até o seu limite e depois do seu limite foi o jogo difícil mas ele foi persistente e está de parabéns pela vitória.”
Por sua vez, Francisco da Conceição, Director do Desporto de Rendimento, felicitou a Federação Moçambicana de Ténis pela ousadia de acolher um evento de gabarito mundial e destacou a importância de se internacionalizar os atletas nacionais.
“Isto é sinónimo de que estamos num bom caminho. O Edilson portou-se muito bem. Fez um jogo muito difícil, foi um jogo competitivo, com os dois atletas a mostrarem que são de grande nível. Consegue-se perceber a grande evolução que o Edilson teve durante o estágio na Tunísia.”
A grande final terá lugar na manhã desta sexta-feira(9), às 10h00. Recorde-se que os tenistas moçambicanos foram eliminados ainda no primeiro dia da competição. Mais de 25 países de todo mundo participam deste torneio que serve para pontuar e melhorar a colocação dos atletas no ranking mundial da ITF, na categoria de Juniores, em ambos os géneros.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!