A eliminação precoce da selecção do Gabão no CAN Marrocos 2025 continua a repercutir. Após a decisão do governo do Gabão em suspender a selecção nacional do país bem como de certos jogadores, a Federação Gabonesa de Futebol (FEGAFOOT) anunciou o concurso para contratar um novo seleccionador nacional.
Gabão atravessava um bom momento antes do CAN, tendo sido a melhor nação segundo classificada na etapa de qualificação ao Mundial 2026, com 25 pontos. Apesar de perder nos play-offs de qualificação ao Mundial, Gabão chegou com fortes espectativas no CAN disputado em Marrocos.

As “panteras negras” não tiveram sucesso na maior competição continental, tendo perdido na primeira jornada para Camarões por uma bola (1-0), e para Moçambique na segunda jornada por três bolas a duas (2-3).
A derrota contra os Mambas afastou por definitivo a selecção do Gabão da prova. No enceramento da fase de grupos a selecção do Gabão perdeu de reviravolta para Costa do Marfim por três a dois (3-2).
Após a eliminação o governo suspendeu a selecção e alguns jogadores, tal como é o caso de Pierre Emerick-Aubameyang. Porém houve revogação da decisão. Neste momento procura-se um novo seleccionador para as “panteras negras”.
Os termos da candidatura estão presentes nos documentos anexos no comunicado da FEGAFOOT, no seu site oficial e outras redes sociais. O governo do Gabão e a Federação local já projectam a qualificação ao CAN 2027, que será co-organizado por Tanzânia, Uganda e Quénia.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!
