O Comunicado oficial número 01, da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) em 2024, exige que os clubes moçambicanos promovam algumas mudanças nas suas equipas e infra-estruturas, antes do arranque da época futebolística 2024 no país.
Alguns pontos mencionados pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, devem ser melhorados com muita antecedência, pois não haverão excepções nesta temporada.
A Federação Moçambicana de Futebol exige que todos os jogadores tenham seguros de saúde. Os clubes devem garantir a existência de equipas sub-23, assim como equipas femininas em vários vários escalões para poder participar das competições femininas.
Os clubes moçambicanos devem pagar os salários aos jogadores em tempo útil. Os atrasos salariais podem ser penalizados com a retirada de pontos, assim como a despromoção. O comunicado exige ainda que os clubes tenham campos a altura, com balizas de alumínio, como mandam as regras da FIFA.
O Grupo Desportivo de Textáfrica, o Desportivo de Nacala e a Associação Desportiva de Vilankulo, não têm campos em condições de receber jogos do Moçambola.
Os treinadores devem ter uma formação credenciada pela CAF, para poder comandar equipas nas competições nacionais. Os directores desportivos devem também passar por uma formação, para poder ter a credencial do cargo que ostentam.
A época futebolística 2024, arranca em Abril próximo, com o jogo da Supertaça que irá opor as formações do Ferroviário da Beira (vencedor do Moçambola 2023) e a Associação Black Bulls (vencedor da Taça de Moçambique na mesma época).
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!