O Ferroviário de Quelimane e o Baía de Pemba, dois clubes que ascenderam ao Moçambola 2023, são as equipas que tem o pior ataque do campeonato nacional.Os “locomotivas” de Quelimane , e os “baianos” anotaram apenas doze golos, em 16 jornadas.
Para além de ter o pior ataque, o Ferroviário de Quelimane integra a lista dos clubes com a pior defesa do certame, perdendo apenas para o Machedje de Maputo que sofreu 25 e anotou apenas 13 tentos. A turma “locomotiva” está em segundo lugar com 22 sofridos e o Baía de Pemba fica de fora desta lista. O Ferroviário de Nacala vem em terceiro com 21 tentos sofridos e 15 marcados.
Na lista dos melhores ataques do campeonato, a Associação Black Bulls lidera com 22 golos marcados e apenas dez sofridos, mesmo com uma jornada a menos, o Costa do Sol segue com 20 tentos anotados e apenas 16 cedidos. O actual líder do certame, Ferroviário da Beira, fecha o top três, com 19 golos marcados e 12 sofridos.
Neste momento, os “locomotivas” da Zambézia e os “baianos” estão na zona de despromoção do Moçambola. Restam ainda seis (06) jornadas, dezoito pontos possíveis, para que cada clube decida o futuro no certame.
Após a paragem do Moçambola para os jogos da Taça de Moçambique e da data FIFA, o Ferroviário de Quelimane vai deslocar-se até ao caldeirão do Chiveve para defrontar o seu homônimo da Beira, e o Baía de Pemba terá pela frente a Black Bulls, jogos inseridos da 17ª jornada do Moçambola 2023.